CURIOSIDADES DA VIDA EUROPÉIA #3 *COMER, REZAR E AMAR... E COMER DE NOVO, E REZAR PRA NÃO ENGORDAR*

Ciao ragazzi!
Hoje vou falar pra vocês um pouco das minhas aventuras pela arte da gastronomia italiana! hehehe
Aventuras porque né... pensem numa pessoa master nojenta com relação à comida, que possui muitas restrições de pratos e 'cose da mangiare'... essa sou eu!
Agora pensem num adolescente chato e mimado, que NÃO COME MACARRÃO de maneira nenhuma, de nenhuma forma e que está vivendo na terra da pasta... esse é meu filho!
Então já deu pra ter uma noção que o negócio é meio tenso né!
Mas assim... entre mortos e feridos, faz mais de 1 mês que não sei o que é comida brasileira mentira que fiz pavê duas vezes e uma tentativa de arroz que ficou uma bosta hahaha tipo arroz e feijão e o Mateus vive mais a base de lasagna e peito de frango porque é complicado mudar hábitos alimentares errados então vamos aos poucos né!
Mas pensando bem, até que tivemos progressos bem grandes, em vista do que encontramos pela frente... querem ver??? :)

OS UTENSÍLIOS
FRIGIDEIRA: Meu primeiro choque ao chegar na casa nova foi constatar que NÃO TINHA PANELAS! Como assim Brasil??? Só tinha frigideiras (de todos os tamanhos), um panelão pro macarrão e um tachão pra paeja e outro de cerâmica eu acho pesado bagarai! Foi no tachão de paeja que me meti a fazer o arroz e obviamente ficou um lixo neh. Nunca mais tentei! hahaha
Agora eu pergunto pra vocês: POR QUE ESSA TARA POR FRIGIDEIRAS, SENHOR!!!
Porque só pode ser tara, né, se até no mercado as únicas panelas de cor violeta que são vendidas com o logo da Fiorentina SÃO FRIGIDEIRAS!!!


CAFETEIRA MAGICA: Eu sempre fiquei muito intrigada com essa cafeteira italiana (acho que todo mundo já viu né) pela forma com que ela faz o café (coloca a água embaixo, o pó em cima e o vapor faz o pó virar café hauhauhaua) porque eu achava que era mágica como assim a água quente não passava pelo pó pra virar café???

Foi aí que o marido explicou como funcionava a bendita e eu continuei sem entender nada e resolvi pesquisar... a cafeteira italiana, ou Moka, foi inventada por Alfonso Bialetti, em 1933. Desde então, a Moka se tornou a forma mais tradicional de preparar café na Europa, estando presente em 90% das cozinhas italianas.  Seu design original pouco se alterou e hoje podemos encontrar diversos modelos com outras funções, como a de fazer cappucino, por exemplo. O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns, que utiliza a filtragem do pó, por exemplo. O método de preparo é a percolação: a água é depositada na base da cafeteira, onde há uma válvula de pressão. Quando aquecida, a água entra em contato com o pó do café, que é impulsionado sob pressão para o topo da moka.

Se vocês nunca viram como funciona a fantástica máquina de fazer café, vejam AQUI  !

Muito legal né!!! Vou te falar que aqui as pessoas AMAM COZINHAR e depois AMAM COMER! cheguei a escutar do marido que '30 minutos diários na cozinha servem para desestressar de um dia de trabalho' Oi??? auahuahauha Até parece que VOCÊ, DONA DE CASA BRASILEIRA pensa dessa forma né! Eu nunca escutei minha mãe falar isso durante minha vida toda, só aqui mesmo hauhauhau


O PANELÃO DO MACARRÃO: Tá, me chamem de doida MAS acho que sou a única pessoa no mundo que se encanta com a tecnologia da panela de macarrão a ponto de tirar uma foto e postar pras pessoas verem! hauhauhauha
Eu não sei na casa de vocês, mas na casa da minha mãe a gente escorria o macarrão cozido na peneira... assim:
Ou então, muitas vezes vi na casa da minha vó escorrendo a massa usando isso...


Mas aqui, fiquei estupefata quando fiquei sabendo que é assim há mais de 10 anos eles usam essa SUPER PANELA MASSA ESCORREITOR TABAJARA!!!
Tudo acoplado numa panela só, de modo que se possa escorrer a pasta de forma segura e prática, sem correr riscos de queimaduras com o vapor, por exemplo.

A tampa já possui os furinhos pra escorrer a água...

... e ela tem um sistema de trava que faz com que a tampa NÃO CAIA ou que não seja necessário o uso de panos pra segurar a tampa e a alça da panela ao mesmo tempo! Não é o máximo??? Pra quem faz massas dia sim outro também é a maior mão na roda!
Vocês já usaram panela assim??? Será que só eu vim do mato e nunca tinha visto uma dessas? hauhauahua

MOEDOR DE CARNE: É, aqui a gente faz a carne moída em casa. Usamos (o marido usa, porque eu não sei nem montar) um moedor de carne manual como esse da foto pra fazer a carne moída pro ragu.

Mas eu DUVIIIIIIIDO que você, dona de casa atarefada, use moedor de carne em casa! Eu DUVIIIIIIIDO que você não prefira falar pro marido ir até o açougue da esquina comprar 'meio quilo de carne moída MAGRA' !!! Aham, senta lá Claudia!
Esse é o grau de paixão entre os italianos e a comida que preparam hauhauha Ah, e por falar nisso, querem ver um italiano ficar puto? É só falar que os franceses cozinham melhor do que eles. hauhauahuahua A atmosfera ficará muito tensa até eles começarem a dizer um monte de parolaccie hauhauah



A COMIDA ESTRANHA
Aqui tive que abrir minha mente para coisas novas, fechar os olhos na hora de comer e pensar que estava comendo o manjar dos Deuses, apesar de ter em mente que parecia que eu tava numa das provas de eliminação do Hipertensão ¬¬

FUNGHI PORCINI: Ai, aqui se coloca funghi porcini em tudo. Só falta comer no café da manh㬬
É um verdadeiro ritual com esse cogumelo...
Eles só nascem em determinados lugares, em determinado período, com determinada temperatura. Não me perguntem detalhes porque não me lembro. O fato é que meus sogros e alguns membros da família vão até a montanha procurar os benditos nos pés das arvores...

 ... e trazem pra casa (ó o tamanho desse que a tia achou e pesava 700g!!!)

... e depois são feitas 'cortinhas de funghi' onde eles ficam lá estiradinhos pra secarem...

... pra depois serem fritos com sal e serem servidos com esse aspecto de... LESMA GIGANTE! huahauhuaha Fala sério! Só eu que achei repulsivo à primeira vista?
Eu sei que é um prato fino, custa caro e bla bla bla whiskas sachê mas parece bem nojentinho!!!
Mas antes que vocês gorfem, eu já adianto, SÃO GOSTOSINHOS SIM! Que gosto tem? Tem gosto de batata frita quando fica fria e mole! Nada demais, gentem! hauhauhauha
Pra quem quiser dar uma experimentada, achei uma receita de Filé ao Funghi e Queijo Emmental que parece ser uma diliça!!!
Vocês gostam de Funghi Porcini? Hein hein?


LAMPREDOTTO: Bem, esse me recuso a comer e me recuso a ser beijada pelo marido toda vez que ele comer Lampredotto!
Mas o que é o lampredotto?
É 'O' prato típico de Firenze, o 'BIG MAC FIORENTINO' que todo mundo deve provar uma vez na vida! (exceto eu, claro!)
Nada mais é que um tipo de tripa, mais precisamente o finalzinho do intestino, perto do fiofó da vaca mesmo ¬¬
O nome 'lampredotto' vem da semelhança que ele tem com as lampréias que tempos atrás eram muito presentes nas águas do rio Arno.
Aí pra vocês terem uma noção da diliça, eles pegam essa parte higiênica da vaca, colocam nos panelões pra ferver junto com os temperos como cebola, aipo até ficar molinho. Iéco!
Aí dá uma 'desfiada' básica, coloca no pão com sal, pimenta, molho verde e pimentão (pimentão, só se quiser 'bagnato'). A parte de cima do pão se chama "Semelle' e vem molhada na água do cozimento.
Tá, chega, vou ali gorfá e já volto!!!


FIGO DA ÍNDIA: Uma das minhas últimas surpresas culinarísticas foi provar figo da índia (que eu nunca tinha visto na vida) na casa do chefe siciliano do marido. Os sicilianos são estranhos #fato.

Quando vi a bacia cheia desses negocinhos amarelinhos, fui logo perguntando se era sabugo de milho cozido ¬¬
Desacreditei quando me falaram que era uma fruta hauhauahua E não conseguia visualizar quando minha cunhada me explicava em espanhol que nascia no cactus ¬¬ #tenso
Podem imaginar uma mesa de almoço com brasileiros, espanhol, toscano e siciliano? Todo mundo falando em dialeto e ninguém se entendendo hauhauahua é muito comédia! Mas isso é assunto pra um post só pra comportamento ehehehe
Depois do almoço, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar conhecer o figo da índia e vejam só o que eu descobri: 



'O figo-da-índia é o fruto de origem mexicana que nasce em cacto. Este cacto é conhecido no nordeste brasileiro como palma forrageira ou palma. Por acumular muita água, é utilizada como forragem para os animais nesta região do país. Hoje é produzido também na cidade de Valinhos, interior paulista. Pode ser consumido ao natural, em geléias e compotas.'
Se eu experimentei? Claaaaaaaaaaaaaro!!
Da mesma forma que o Lula Molusco experimentou um teco do hamburguer de siri, eu peguei um tequinho do figo da índia e... tem gosto de goiaba! Sem graça né!!! 

Depois de toda essa tensão, vamos à parte booooooua?


A COMIDA BOA
Bem, aqui além de pasta, se come muito embutido. Quem gosta desse tipo de coisa aqui é o paraíso!!!
Temos uma variedade inesgotável de cores, sabores, consistências, aparências e tamanhos, e todos são muuuuuuito gostosos gnam gnam!
Não posso deixar de falar da pizza, do que comemos no café da manhã já que aqui não tem 'pingado com pão na chapa' hauhauha e também curiosidades no supermercado (sempre!)
Vem comigo!




CAFÉ DA MANHÃ: Pensei que não fosse sobreviver sem nosso pãoozinho francês hehehe
Mas além de ter uma variedade incrível de embutidos, obviamente teria que ter uma variedade enorme de pães também (Detalhe que ontem mostrei o pão italiano que compramos aí no Brasil pra eu saber o nome aqui e de qual região ele é, MAS ele disse que desconhece, nunca viu mais gordo huahauhauha)

Bem, resolvemos aderir ao café da manhã que o marido sempre fez...
Nada muito estranho e bem gostoso...
Além do café com leite ou chocolate que é igualzinho (tomamos Nesquick hauhauha), substituímos o pão pelo croissant (que não é como os salgados que comemos aí, feitos de massa folhada, aqui ele parece um pãozinho de leite recheadinho com creme gnam gnam)...
... e ainda acrescentamos suco de laranja vermelha! OMFG que delícia é esse suco, estamos viciados! hauhauau

Eu não sei se aí tem pra vender, mas o nome dela é TORANJA em português. Lá na roça eu nunca achei pra comprar, mas acho que nas cidades grandes deve ter, né?
Se vocês acharem suco de toranja pra comprar, COMPREM! Eu particularmente odeio os sucos de laranja de caixinha (aqui tem o mesmo gosto amargo) então substitui o de laranja comum por esse, que é muito mais saboroso!


PIZZA: Essa é uma questão muito delicada e passível de muita discussão, principalmente entre paulistas x italianos hauhaua
Porque simplesmente nós achamos que a pizza de Sampa é a mais gostosa do mundo (sem catchup, por favor, seus cafonas) e os italianos não gostam porque é muito diferente das que encontramos aqui.
A começar pelo tamanho... na foto (meu filho vai me matar pelo emoticon) uma pizza margherita para '1 PESSOA'!!!
Quem que guenta comer uma pizza desse tamanho??? #gordinhosfeelings
E depois aqui na Italia NÃO EXISTE PIZZA MEIO A MEIO, NÃO EXISTE BORDA RECHEADA, A MASSA É FININHA, O MOLHO DE TOMATE DOMINA E A MUSSARELA SE RESUME A ALGUMAS BOLOTAS ESPAÇADAS PELA MASSA.
Tenso isso né!!! Sorry girls, mas ainda fico com a nossa pizza paulista com borda de catupiry e mussarela caindo pelas tabelas huahauhau

QUEIJOS e EMBUTIDOS: Eu AMO queijo! Então aproveito pra experimentar de tudo!
Já comeram gorgonzola com mel? hum... experimentem hehehehe

Mas aqui em casa somos mais básicos... dentro do pãozinho (modo de falar) geralmente usamos esse queijo 'sottilette', que cada fatia é embalada individualmente e parecem feitas de plástico hehehehe Mas tem um sabor bem suave, não pesa no estômago! Parece fatia de polenguinho, mas com cor de mussarela brasileira (Siiiiim, porque aqui a mussarela de vaca é BRANCAAAA)

Pra acompanhar as massas, obviamente usamos o parmesão de verdade, aqui chamado Parmigiano. Esqueçam o parmesão chulezento que compramos aí no supermercado. Aqui o parmesão fodão #1 é o Parmigiano Reggiano...
... ou podemos escolher o fodão #2, o Grana Padano. Todos os dois são divinos, só achei o Grana Padano mais forte hehehe Marido falou que fica ótemo comer as lasquinhas com mel! #ficaadica

Quem frequenta os 'Subway' da vida já deve ter reparado nos posters que ficam na parede, com todos aqueles ingredientes gostosos e perfeitos, e por acaso já vi que tem um com o queijinho enforcado pelo pescocinho num dos posters.

É o que chamamos aqui de queijo Caciocavallo, mas também a Scamorza é feita dessa forma... uma das diferenças entre eles é que um é feito só com leite de vaca e o outro com leite de vaca e de ovelha!


Esses corpinhos enforcadinhos são deliciosos, principalmente quando são defumados e colocamos junto com.......

... presuntooooo!!!
OMG o presunto cozido daqui não é sebento como os do Brasil, as fatias são tão grandes e sequinhas (mesmo com a capa de gordura)! E quem não curte ou prefere experimentar um presunto tipicamente italiano, pode escolher comer....
... presunto cru!!! Vocês já ouviram falar em 'PROSCIUTTO DI PARMA', coisa phyna, que só gente rhyca come nos eventos e coquetéis né!!! Aqui compramos esses presuntões e colocamos nesse suporte de presunto pra fatiar e consumir.
Eu particularmente não gosto, é forte demais, salgado pra cacete e me dá uma azia desgraçada depois. Somente para os fortes hehehehe

Outro embutido que caiu nas nossas graças é a FINOCCHIONA!


 
A finocchiona nada mais é que carne de porco moída (como pra fazer linguiça) e aromatizada com erva doce e também molhada no vinho tinto :D
Esse salamão só encontramos aqui na toscana, é uma diliiiiiiiça e tem um perfume incrível! #fome
Recomendo hein!

PÃOZINHO: Mas pra acompanhar esse salaminho básico, só mesmo com um pão na mesma medida!
Um pão tipicamente toscano é a Schiacciata, que é uma focaccia feita no forno (Focaccia aqui não é como a 'Fogazza' daí do Brasil. Aqui algo parecido se chama 'Ficattola' e é frito também e recheado como aí no Brasil. É essa da foto abaixo.

Mas voltando à Schiacciata, é um pãozinho salgado assado no forno e temperado com azeite.
Pra quem quiser se aventurar por uma passeio pela gastronomia toscana, pode começar por fazer uma schiacciata, que tal??? A receita e o modo de fazer são bem fáceis!!! Querem ver?

Schiacciata all' olio

Amasse 500g de farinha de trigo com 200ml de água, 100ml de leite (onde foi previamente derretido 35/40 gramas de fermento biológico fresco), 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem e uma pitada de sal.
Sove bem até formar uma bola de massa e deixe descansar por 1 hora.
Forre uma assadeira com papel manteiga (ou algum prórpio para o forno) e coloque por cima bastante azeite extra-virgem.
A massa é colocada sobre o papel com as mãos, abrindo-a com os dedos, formando 'depressões' na massa toda.
Vire a massa de modo que a parte de baixo fique pra cima.
Continue a apertar a massa até que ela fique quase do tamanho da assadeira. Por cima espalhe alguns grãos de sal grosso e deixe descansar e crescer por mais meia hora (um pouco mais de meia hora se a temperatura ambiente não for muito quente e, em seguida coloque pra assar no forno por aproximadamente  20 minutos a  uma temperatura de 190-200 ° C.
Pessoas, a receita foi retirada daqui e não foi testada por mim, mas quem se aventurar nessa depois me conta se deu certo!!! E se fizermos aqui eu posto pra vocês saberem como ficou!

PAPPA AL POMODORO: Um dos pratos que o marido me apresentou, eu adorei e vai muuuuito bem no inverno é a Pappa al Pomodoro! É uma sopa feita basicamente com PÃO VÉIO DURO e TOMATES MADUROS. Aqui não jogamos nada fora na parte culinária, aproveitamos tudo, inclusive o pão duro!
Fica uma sopa grossa, bem uma papinha mesmo!

Querem aprender essa receitinha também???
Prestem atenção que vale muuuuito a pena pra reaproveitar os pãezinhos que sobram em casa!


Pappa al Pomodoro

Ingredientes para 4 pessoas:

400 g de tomates frescos
250 de pão caseiro (de preferência congelado)
4 folhas de manjericão
Alho a gosto
Gengibre fresco a gosto
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 800 mlde água
Meia xícara de azeite extra-virgem
Sal e pimenta
Despeje o azeite em uma panela e frite o gengibre picado, alho picado e manjericão. Adicione o extrato de tomate e os tomates previamente escaldados e descascados. Cozinhar até levantar fervura. Despeje o caldo de carne em seguida, e adicione as fatias de pão. Cozinhe por 2 ou 3 minutos. Tire a panela do fogo e deixe descansar coberta por uma hora. Se serve fria de preferência quando é verão e quente no inverno. Antes de servir, misturar bem os ingredientes, adicionar um fio de azeite extra-virgem e decore com manjericão.

Facinho né! Aqui a gente faz um panelão, congela e vai comendo aos poucos! Fica a dica de um prato rápido e que aproveita as sobras!

CARNE: Finalmente, pra terminar em grande estilo, apresento pra vocês a famosa PORCHETTA!!!
A porchetta é um prato típico do centro da Italia, é um porcão cozido inteiro, recheado de vísceras ou fígado (iéco!) e ervas aromáticas!
A porchetta é consumida fatiada, como 2º prato ou então como recheio de sanduba hehehe
Sim, eu já comi... a parte branca... mas agora que acabei de saber o que tem dentro, eu passo! hauhauhauha


A SCARPETTA: Depois de comer, comer e comer, a tradição em casa é 'fare la scarpetta'!!!
'Fare la scarpetta' significa 'recolher o molho restante no prato usando um pedaço de pão preso no garfo, ou mais comumente usando os dedos.'
Tá, é passar o pão no prato e comer o pão com o molho. hauhauhau Eu jamais ia imaginar que ia ter um nome esse tipo de coisa huahuahau
Fui pesquisar a origem do termo, mas achei algumas variações que mostrei pro marido e não chegamos à nenhuma conclusão de qual seria a mais correta. Então ficará pra uma próxima, quando eu perguntar pros mais velhos hauhauahua




MARZAPANE SICILIANO: Pra finalizar tanta comilança, a sobremesa! Olha que fofice esses docinhos que ganhamos :*



Comida típica da Sicília, a pasta de amêndoas ou marzipan, é utilizado em milhares de maneiras para decorar bolos ou como docinhos modelados em forma de animais, pessoas, frutinhas... Gentem, vocês não tem noção de como é bom esse trem!!! E o carinho que eles são feitos??? Não é muito amor???

Bem, pessoas, espero que tenham curtido esse passeio gastronômico pela Toscana!
Fiquei uns 10 dias fazendo esse post, porque toda hora aparecia uma coisa nova que queria mostrar pra vocês, mas acabou ficando longo demais e cortei algumas coisinhas... Ficará pra uma próxima oportunidade, com certeza!
Vocês viram o trabalhão que tenho por vocês? hauhauhaua
ENTÃO TENHAM DÓ DE MIM E COMENTEEEEEEEEEM MUITO!!!!
Image and video hosting by TinyPic



Fonte de pesquisa: Café Literário, Pousada Vale dos Figos



0 recadinhos fofos! Comente aqui!:

Postar um comentário

"Todo meu patrimônio são meus amigos" (Emily Dickinson)
Deixe seu recadinho pra mim...

Eyeko Beauty - London's Cutest Cosmetics!

up